Saturday, December 13, 2008

Sobre Josué, Juízes e Reis

LIVROS HISTÓRICOS (Síntese Bíblica do Antigo Testamento)
Trabalho realizado para a Faculdade Evangélica de Teologia
Seminário Unido - Oswaldo Cruz – RJ - Outubro 2000


INTRODUÇÃO

A Bíblia contém muitos segredos acerca da providência da historia da salvação.

“Certamente, o Senhor Deus não fará coisa alguma sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas” (Am 3.7).

Contudo, sem conhecer o princípio da providência de Deus, os homens não têm sido capazes de entender o sentido secreto das palavras da Bíblia.
Os livros históricos do Antigo Testamento são mais do que a historia do povo de Israel. Deus estabeleceu um modelo de subjugação de Satanás, começando para as famílias de Abraão, Isaac e Jacó. O curso de Jacó foi um modelo para o curso de Moisés. O curso de Moisés foi o modelo para o curso de Jesus. O curso de Jesus é o modelo para a toda a humanidade.


JOSUÉ

- Porquanto Moisés feriu a rocha duas vezes, a vontade de Deus para os israelitas entrarem em Canaã não foi cumprida (Nm 20.12). Deus estabeleceu
Josué em lugar de Moisés, iniciando uma nova providência, fazendo que os israelitas obedecem a Josué (Js 1. 2,5,6,16-18).
• Deste modo, Josué que tinha a missão de substituir a Moisés, pode ser visto como um símbolo do Senhor do Segundo Advento, que vira a fim de continuar a missão de Jesus.

- Josué enviou dois homens a Jerico, para espionar a cidade (Js 2. 1). Os dois homens informaram de boa fé, dizendo: “...todos os moradores estão desmaiados diante de nós” (Js 2. 24). Então todos os descendentes de Israel, nascidos no deserto, creram nas palavras dos espiões. Por meio de sua fé indemnizando o pecado do seus antepassados, que não tinham sido capazes de cumprir sua espionagem de 40 dias, de acordo com a vontade de Deus.

- Os israelitas, centralizados em Josué, completaram o curso de três dias antes de cruzar o Jordão (Js 3. 2). Eles foram conduzidos pela Arca da Aliança (3. 3,8).
• As duas tábuas de pedra, com as Palavras escritas, eram símbolos, de Adão e Eva restaurados, simbolizando também o futuro Adão Jesus e a futura Eva (sua Noiva no caso o povo judeu acreditava, mas depois Jesus foi ressuscitado se torno Pai espiritual e o Espírito Santo a Mãe espiritual).

- As águas do Jordão foram separadas quando os sacerdotes, levando a Arca entraram no Rio (Js 3. 16,17).
- *Prefigurava na presença de Jesus e do Espírito Santo, o mundo pecaminoso, simbolizado pelas águas (Ap17.15) seria separado por meio do julgamento.

- Ordenou Deus a Josué: “Daqui do meio do Jordão,...tomai doze pedras, e colocareis no lugar onde haveis de passar a noite” (Js 4. 2,3). Josué levantou em Gigal as doze pedras tomadas do Jordão (Js 4. 19,20).
• O fato de terem os doze homens, representando as doze tribos, indicava que mais tarde os doze apóstolos de Jesus deviam honrar Jesus.

- Depois da festa da Páscoa, os israelitas chegaram na cidade fortificada de Jericó. Tal com Deus lhes havia ordenado, os israelitas marcharam em torno da cidade durante sete dias, e Josué disse: “Gritai, pois o Senhor vos entregou a cidade” e as muralhas desabaram (Js 6).
• Este curso nos anunciou que mais tarde, por meio do poder de Jesus e seus discípulos, a barreira satânica entre céu e terra caíra.

- Assim Josué destruiu o inimigo com uma força irresistível, derrotando 31 reis ao todo (Js 12. 9, 24).
• Isto também prefigurava que Jesus viria com o Reis dos reis e estabeleceria o Reino de Deus na Terra (no caso o povo judeu acreditava).

- Deste modo, o fundamento do terceiro curso da restauração de Canaã em nível nacional para receber o Messias foi estabelecido devido à fé dos israelitas centralizados em Josué.

- Entretanto, os homens decaídos, naquele tempo erigiram um poderoso reino, o Egito, centralizado em Satanás, o Messias não pode vir antes que fosse levantado o reino no lado de Deus, que pudesse enfrentar a Satanás.

- Contudo os israelitas tendo entrado em Canaã, caíram novamente em infidelidade e a providência foi prolongada de novo, até o tempo de Jesus.


JUÍZES

- O propósito da história da providência da Salvação é estabelecer o fundamento para receber o Messias. Quando a providência é prolongada por causa do fracasso do homem de cumprir sua porção de responsabilidade, a providência para restaurar esse fundamento deve repetir-se.

- Houve aproximadamente um período de 400 anos depois da volta dos israelitas do Egito para Canaã, ate o tempo em que o rei Saul foi elevado ao trono. Chamamos este período o período dos Juízes. (I Rs 6. 1).
• Devido a falha de Abraão na oferta, Deus fez com que os israelitas se submetessem à escravidão de 400 anos no Egito, mas devido à incredulidade dos israelitas que voltaram em Canaã, este fundamento foi novamente invadido por Satanás. Por causa disso, os israelitas teriam que se separar de Satanás outra vez para restaurar o fundamento dos 400 anos. Este período é também a identidade de tempo em imagem de 400 anos de Noé até Abraão.

- Quinze Juízes estavam guiando os israelitas, cada um destes juízes preenchia as múltiplas funções de profetas, sumo sacerdote e rei, a sociedade feudal do judaísmo começo neste tempo.
- *devido à falta de fé do povo judeu, que não acreditou em Jesus, o fundamento de 2000 anos da historia de Israel foi prolongada depois de Jesus para os cristãos do Novo Testamento para estabelecer um novo fundamento de preparação para a Segunda vinda do Messias.
• De fato, este foi o período de 400 anos das igrejas cristas sob o sistema patriarcal, no qual o povo foi conduzido pelos Patriarcas, correspondendo aos juízes. Durou desde o tempo em que o Cristianismo foi reconhecido publicamente pelo Império Romano como a religião nacional, até o tempo de coroação do Imperador Carlos Magno em 800 d.C.

- A nação israelita no período dos juízes devia ter exaltado a Vontade do tabernáculo, sob a liderança dos juízes, mas pelo fato de viverem entre as sete tribos de Canaã, sem destruí-las, os israelitas vieram a adorar seus ídolos, produzindo um grande caos em sua fé.
• Da mesma maneira, no período das igrejas cristas sob o sistema patriarcal, os cristãos deviam ter exaltado a Vontade da igreja como a entidade em imagem do Messias, devido em parte à influência das diversas religiões do povo alemão, surgiu uma grande confusão em sua fé.


REIS

- Ao entrarem no período do Reino Unido, terminou o período em que os juízes conduziam o povo do Israel. Os profetas sob as ordens diretas de Deus, os sumos sacerdotes servindo ao tabernáculo e ao templo, e o rei governando o povo, cada um tendo que cumprir sua missão.
• No período do Reino Unido, o “ideal do tabernáculo” de Moisés apresentou-se como o “ideal do templo”, centralizado no rei. Este era o curso imagem, indicando que no futuro Jesus viria como o templo substancial, e construiria um reino como Rei dos reis (Is 9. 6).

• Depois Jesus a providência da restauração foi prolongada na era cristã e deve repetir-se. No período do Reino Cristão terminou o período em que os patriarcas conduziam o segundo Israel; os mosteiros correspondendo aos profetas; os papas, correspondendo aos sumos sacerdotes.

- No ano 800 depois de Abraão, o profeta Samuel ordenou rei a Saul, de acordo com o mandamento de Deus, fazendo-o o primeiro rei do Israel (I Sm 8. 19-22, 10. 1-4), terminando o período dos juízes. Contudo, o rei Saul, tendo se rebelado contra o mandamento de Deus, através do profeta Samuel (I Sm 15. 1-23), falhou em construir o templo. Deste modo a providência do rei Saul foi prolongada mais 40 anos do rei Davi e mais 40 anos do rei Salomão. O rei caiu na concupiscência e o fundamento tornou-se um fracasso, e depois iniciou-se o período dos reinos divididos do Norte e do Sul.

• Da mesma maneira, o Papa Leão III ordenou e coroou o imperador Carlos em 800 d.C., fazendo-o assim o primeiro rei do segundo Israel. Não obstante, o rei não exaltou a vontade de Deus, em conseqüência o fundamento para receber o Messias terminou em fracasso, e depois o Império dividiu-se os Francos de Leste, e os Francos de Leste.

No comments:

Post a Comment