Saturday, December 13, 2008

COMENTÁRIO BÍBLICA SOBRE “A QUEDA DO HOMEM ”

COMENTÁRIO BÍBLICA SOBRE “A QUEDA DO HOMEM ”

De Christian Lepelletier 1o ano do curso de Teologia da Faculdade Evangélica Seminário Unido (Madureira ano 2000)

1. A Arvore da vida e a Arvore do conhecimento do bem e do mal

Gn 3.6: “Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.”

O que é o fruto da Arvore do conhecimento do bem e do mal? é um fruto de uma árvore real ou é um símbolo?

Como poderia Deus – o pai do homem – fazer um fruto tão tentador que seus filhos haveriam de desejar mesmo o risco de caírem?
Como poderia Ele Ter colocado um fruto tão nocivo onde Seus filhos pudessem facilmente alcançar?

Mt 15.11 Jesus disse : “ não é que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem.”

Como poderia um alimento que é comido pelo homem levá-lo a cair?
Como poderia um comestível ser a fonte ou a causa da transmissão do pecado original aos filhos?
Será que um Deus de Amor poderia Ter posto o homem em teste de maneira tão impiedosa, por um meio que poderia causar a sua morte?

Se o fruto é um símbolo? O que represente a árvore do conhecimento do bem e do mal? O que represente a árvore da vida. Gn 2.9

Gn 3.24. diz que depois que Adao cometeu o pecado, Deus colocou querubins com uma espada de fogo para guardar o caminho da árvore da vida.
Devido a queda Adao foi expulso do Jardim do Eden sem Ter atingido a árvore da vida.

Pr 13.12. : A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida.
Os israelitas encaravam a árvore da vida como sua esperança última.

Ap. 22.14. : Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras, para que lhes assista o direito a árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.
A esperança dos cristão desde o tempo de Jesus até a presente época está na direção da árvore da vida.

A árvore da vida representa a esperança do homem decaído, a esperança de atingir o ideal da criação de Deus, a perfeição do homem sem pecado. Se Adao não tivesse caiu ele teria atingindo a árvore da vida, que represente o homem ideal, semelhante a imagem de Deus. Gn 1. 27. – I Co 3. 16. – Jo 14. 20.

A árvore da vida representa o homem aperfeiçoado.

Jesus veio como a árvore da vida que foi perdido no jardim do Eden, é por este motivo que Cristo é chamado de “Ultimo Adao” I Co 15. 45 . A Bíblia refere-se a Jesus como videira -Jo 15. 5- ou a oliveira -Rm 11. 17-

No Jardim do Eden a árvore da vida simboliza Adao, podemos deduzir que:

A árvore do conhecimento do bem e do mal era o símbolo de Eva.

2. A serpente

O que significa a serpente ? -Gn 3. 4-5-

A serpente tentou Eva a pecar. A serpente podia conversar com o homem, mas ela causou a queda do homem, que é um ser espiritual. Ela conhecia a intenção de Deus de proibir o homem de comer o fruto da arvore do conhecimento do bem e do mal. Isto nos diz que a serpente era, sem duvida, espiritual.

Ap. 12. 9 “E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás ”
Esta “antiga serpente” era a mesma que tentou Adão e Eva no Jardim do Éden. Satanás, o Diabo também deve ser um ser espiritual.

A serpente que tentou o primeiro homem e a primeira mulher não era um animal, mas um ser espiritual.

O ser espiritual, comparado a uma serpente, era originalmente criado para a finalidade do bem, que depois caiu e foi rebaixo para se tornar Satanás.

Que tipo de ser espiritual poderia Ter conversado com o homem, conhecido a vontade de Deus, vivido no céu (o mundo do espirito), e Ter dominado a alma humana, mesmo depois a Queda ? Não existe outro ser que o anjo.

II Pedro 2. 4 “Deus não poupou anjos quando pecarem, antes, precipitando-os no inferno.”

A serpente, que tentou o homem a pecar era um anjo.

A língua da serpente é divida em duas, isto simboliza um ser que profere duas coisas diferente com um só língua.

3. A Queda do Anjo e a Queda do Homem

Que tipo de pecado o anjo e o homem cometeram?

Em Judas 1. 6-7 diz-se: “ e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicilio, ele tem guardado sob trevas, em algemas, para o juízo do grande dia; como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição.”

Podemos raciocinar que o anjo caiu como o resultado de um ato imoral de luxuria contra a natureza, e aquele ato foi fornicação.

Em Gênesis 2.25 lemos que Adão e Eva estavam nus e não se envergonhavam de sua nudez, mas depois da Queda, eles ficarem envergonhados de sua nudez e coseram folhas de figueira fazendo aventais para cobrir suas partes inferiores (Gn 3.7). E da natureza do homem de esconder a área de transgressão. Eles cobriam suas partes sexuais, porque eles haviam pecado através delas.

Em Jo 31.33 “Se como Adão, encobri as minhas transgressões, ocultando o meu delito no meu seio.”

Devemos assim concluir que Adão cometeu pecado através a parte sexual.

No mundo antes da Queda do homem, que ato o homem poderia Ter feito com o risco de sua vida? Não poderia ser outro coisa que um ato de amor indevido.

Do que foi dito acima, podemos concluir que deve Ter havido algum ato de adultério entre o homem e o anjo.

João 8. 44 “ Vos sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos.
Apocalipse 12.9 esclarece que o diabo é Satanás e que Satanás é a antiga serpente que tentou o homem.

O fato de que adultério foi cometido entre os primeiros antepassados e o anjo, todos os homens vieram a nascer de linhagem satânica, separados de Deus.

Mt 3. 7 João Batista chama o povo “ raça de víboras”. Em Mt 23. 33, Jesus repreendeu os judeus dizendo: “ Serpentes, raça de víboras!

Podemos afirmar que houve um relacionamento adultero entre o anjo e o homem.

4. O fruto da Arvore do Conhecimento do Bem e do Mal

Eva devia Ter multiplicado os filhos de boa linhagem, através do sangue e da carne do bem, derivados do bom fruto que teria comido de seu bom amor centralizado em Deus. Ao invés, ela produziu um mundo pecaminoso, multiplicando os filhos de ma linhagem, através do sangue e da carne do mal, derivados do mau fruto que ela comeu de seu mau amor centralizado em Satanás.

O fruto da Arvore do Conhecimento do Bem e do Mal simboliza o Amor de Eva.

Ela podia produzir um bom fruto ou um mau fruto através de seu amor. Seu amor foi chamado o “fruto da Arvore do conhecimento do bem e do mal” e ela foi chamada a “ Arvore do conhecimento do bem e do mal”.

Em Gn 3. 14 Deus amaldiçoou o arcanjo decaído e foi lançado do Céu Is 14. 12, Ap. 12. 9

5. A raiz do pecado

A raiz do pecado não esta no fato de terem nossos primeiros antepassados comido um fruto, mas em terem tido uma relação de sangue ilícita com um anjo, simbolizado por uma serpente. Conseqüentemente, eles não puderam multiplicar a boa linhagem de Deus, mas ao invés, multiplicar a ma linhagem de Satanás.

Todas as religiões que ensinam como dominar o pecado, consideram o adultério com o maior pecado, e recomendam uma vida ascética a fim de evita-lo.
Os israelitas eram circuncidados com condição de redenção, a fim de se tornarem os eleitos de Deus.

No comments:

Post a Comment