Sunday, December 14, 2008

A SIGNIFICAÇÃO DO "FRUTO PROIBIDO"

O SIGNIFICADO DO "FRUTO PROIBIDO"

RESPOSTA A UMA CARTA DE UM PASTOR EVANGÉLICO

1. O que significa "a Arvore do Conhecimento do Bem e do Mal" (A.C.B.M)?
A "A.C.B.M." esta registrado só na Gênesis 2: 9 e 17, ela esta no meio do jardim juntamente com a Arvore da Vida (A.V.). Para entender a significação da ACBM temos que examinar a AV, quando entenderemos o verdadeiro caráter da AV, conheceremos também a natureza da ACBM.

2. O que significa "o fruto proibido’’ ?
Eva não era "o fruto proibido". A "ACBM" é uma representação simbólica de Eva, a futura esposa de Adão que tinha de guardar o mandamento de "não comer" (abstinência sexual) até o casamento. O "fruto’’ é uma representação simbólica do amor de Eva que poderia produzir bons frutos no caso que ela obedece ao mandamento ou maus frutos no caso de não de obedece durante a período de crescimento ate a maturidade.

3. Porque a relação entre Adão e Eva foi um pecado?
a) O arcanjo Lúcifer (representado para a serpente) tentou Eva a cair em uma relação
sexual ilícito (fora da lei divina), foi um ato de fornicação que contaminou Eva com uma natureza decaída, este primeiro pecado da historia foi a "Queda espiritual". Gn. 3, 5-6.
b) Eva ainda estava no período de imaturidade, realizou que Adão deveria ser seu esposo,
ela seduziu Adão para tentar de fugir do remorso e do medo de sua consciência culpada. Este segundo ato entre Adão e Eva foi a "Queda física". Adão, tornando-se um só corpo com Eva, herdou todos os elementos que Eva tinha recebido de Lúcifer. Estes elementos foram transmitidos a seus descendentes. A humanidade tem se multiplicando em pecado até o presente dia, perpetuando assim a linhagem de Satanás.(Jô. 8, 44)
c) Deus é absolutamente bom e sua criação é também absolutamente boa, ele não é o criador do mal ou do pecado (Gn. 1, 31). Ele deu o mandamento a Adão e Eva de não comer Gn. 2, 17 (abstinência sexual) necessário durante o período de crescimento até a maturidade. Depois que Deus abençoe eles em uma cerimônia de Matrimonio Sagrado, eles se tornam um casal perfeito sem possibilidade de cair ou pecar com capacidade de amor verdadeiro, o mandamento não é mais necessário.

4. Porque a Benção de Deus não foi recebida para Adão e Eva?
Em Gn. 1. 28 Deus abençoou o homem e a mulher:
a) "Sede fecundos": Be fruitful in Inglês, que significa que Adão e Eva foram criados crianças, e tinha que crescer através da adolescência até a idade adulto, e obedecer o mandamento de "não comer" (Gn. 2, 17) isso é a pratica da abstinência sexual e esperar o tempo certo para casar.
b) "multiplicai-vos": Depois de atingir a maturidade, e guardar a pureza e a virgindade, Adão e Eva recebam a Benção de Matrimonio Sagrado de Deus. Neste caso o relacionamento sexual dentre do padrão do casamento centralizada na vontade de Deus é bom e produz filhos sem pecado.
c) Infelizmente o plano original de Deus foi destruído quando Adão e Eva eram adolescentes cairam em uma relação sexual ilícita sob a dominação de Satanás, multiplicando a linhagem do pecado original, isto é uma relação sexual prematura com uma motivação egoísta, sem amor.

5. O que significa a "Arvore da Vida’’ ?

Há vários referencias na Bíblia que ajude a entender a significação da AV :
Pr. 13, 12 : "o desejo cumprido é a árvore de vida’’.
Pr. 11, 30 : "o fruto do justo é árvore de vida’’.
Ap. 2, 17 : "Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no
paraíso de Deus’’.
Ap. 22, 14 : "Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras para que lhes assista o
direito à árvore da vida.
Estes são bons "respaldos’’ bíblicos para afirmar claramente que a árvore não é literal, mas tem um sentido de desejo ou esperança de atingir o ideal da criação de Deus.
Qual deverá ter sido a esperança de Adão enquanto ele estava no processo de crescimento à perfeição? Ele tinha esperança de atingir a maturidade e o tempo certo de cumprir a segundo Bênção "multiplicai" que é a qualificação de fundar uma família.

Se Adão tivesse atingido a AV, todos os seus descendentes também teriam atingido a AV e assim eles teriam realizado o Reino do Céu na Terra, o Paraíso terrestre (representado para o Jardim de Éden). Contudo, Adão caiu e Deus colocou uma espada de fogo na entrada do jardim, para guardá-lo. O homem decaído não pode alcançar a AV para sua própria capacidade. Um novo Adão deve vir e mostrar o caminho da perfeição, neste sentido Jesus veio como a Arvore da Vida. A bíblia refere-se Jesus como videira (Jo. 15, 5) e oliveira (Rm. 11, 17), e Paulo chamou Jesus de "Ultimo Adão". Por isto, Cristo deve voltar novamente para abrir o caminho da Arvore da Vida mencionado em Ap. 22, 14.


6. Porque podemos afirmar que a raiz do pecado é uma relação sexual ilícita?

Antes da queda, Adão e Eva "estavam nus e não se envergonhavam" Gn. 2, 25.
Depois da queda "percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si." Gn. 3, 7 e 10 "porque estava nu, tive medo, e me escondi."
Gn. 2, 11: "Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesse?
Se eles tivessem comendo um fruto real, eles haveriam de esconder suas mãos e boca. E da natureza do homem de esconder a área de transgressão. Eles cobriram suas partes sexuais, indicando claramente que eles estavam envergonhados das áreas sexuais de seus corpos, porque eles cometeram pecado através delas.
Em Jó 31, 33 esta escrito: "Se, como Adão encobri as minhas transgressões...." Adão oculto sua transgressão cobrindo a parte sexual se seu corpo depois da queda.
No mundo antes da queda que ato o homem poderia ter feito com o risco de sua vida? Não poderia ser outra coisa que um ato de amor indevido. O amor devia ser o ato mais precioso e mais santo do mundo. Todavia, depois da queda o ato de amor se tornou desprezível, porque o amor centralizado em Satanás foi realmente a causa da queda humana.




7)Qual são as conseqüências da Queda?

O ser humano se tornou filho de Satanás. Originalmente Adão e Eva eram filhos de Deus, mas antes de alcançar a perfeição, durante a adolescência, o arcanjo Lúcifer (a serpente) dominou-lhes e matou-lhes espiritualmente, através da relação sexual de fornicação entre o anjo e Eva, contaminou-lhes com o amor egoísmo, que é o pecado original. Por isso Jesus disse que os homens decaídos são de seu pai o Diabo (Jo. 8, 44). E João Batista e Jesus chamou-os de raça de víboras ( Mt.3, 7; 12, 34; 23, 33).
Paulo em Rm. 8, 23 diz: "que somos aguardando a adoção como filhos, a redenção de nosso corpo." O motivo é que o homem não pôde herdar a linhagem de Deus, mas, ao invés, herdou a de Satanás, devido à queda dos primeiros antepassados.
João 12, 31, diz que Satanás é o ‘’príncipe de ce mundo’’, enquanto na 2 Cor. 4, 4, Satanás é chamado o ‘’deus deste mundo’’.

Eva herdou do arcanjo todas as características que surgiram quando o arcanjo cometeu un ato sexual com Eva contra a vontade de Deus. Então Adão, que entrou em relacionamento de sangue com Eva veio a herdar as mesmas características, que deram origem à natureza decaída de toda a humanidade.
As motivações básicas do arcanjo foram : ciúme de Adão, sair de sua posição de servo, e dominar os filhos de Deus.

O pecado original é derivado da queda espiritual (base recíproca com Satanás) e física dos primeiros antepassados e é raiz de todos os pecados. Ele é transmitido aos descendentes através da linhagem de sangue.
O plano original de Deus de abençoar o casal de Adão e Eva foi destruído, o primeiro fruto da união de Adão e Eva, foi Caim que herdou a natureza decaída de Satanás, o ciúme, e matou seu irmão Abel.
Deus iniciou o plano de salvação, a separação da linhagem de Satanás, através da historia do Antigo Testamento, até o tempo certo para mandar o novo Adão, Jesus, fruto da linhagem de Deus, para abrir o caminho de salvar toda a humanidade como a Arvore da Vida.


8) Porque a correta interpretação da Queda ajuda a clarificar o comportamento sexual?

a) O conhecimento da significação do mandamento de Deus de "não comer" (isso é abstinência) até o casamento permite de clarificar o comportamento dos jovens, que ama espera. Hoje em dia existe uma grande confusão depois da revolução sexual dos anos sessentas, a palavra de Satanás utilizando a média para divulgar o "sexo livre", e depois da epidemia da AIDS, o slogan é o "sexo seguro". Só o conhecimento da verdade e a educação vão permitir a mudar o comportamento para resolver os problemas ligados o comportamento sexual imoral: a epidemia da HIV/AIDS e outras DST, gravidez precoce, e quase todos os problemas sociais com a violência, a falta de educação, a pobreza são ligados ao comportamento de relacionamento sexual errado.

1 comment:

  1. Interpretação um pouco "alternativa", não? Pelo menos não é o que o texto do Gênesis sugere sozinho.

    ReplyDelete