Friday, December 26, 2008

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

Trabalho apresentado segundo as exigências da disciplina de Administração Eclesiástica, do Bacharel em Teologia, sob a orientação do Prof. Luís Dias.


FACULDADE EVANGÉLICA DE TEOLOGIA
SEMINÁRIO UNIDO - OSWALDO CRUZ - RJ - 2003


PROJETO DE IGREJA

Visão(1)

Construir uma comunidade dedicada a promover a cooperação permanente entre todas as denominações cristãs, praticando, ensinando e vivenciando o amor verdadeiro de Deus através de famílias verdadeiras para cumprir o desejo de Jesus: "a fim que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste." (Jo. 17, 21).
Desenvolveremos o trabalho usando quatro tipos de estratégias(2):

-Adoração. Criar o ambiente no culto dominical para que os participantes experimentem a presencia de Deus, nosso Pai Celestial de toda a humanidade.

-Educação. Baseada nos ensinamentos da Bíblia, sem enfatizar a doutrina, incluindo todos os recursos da história judeu-cristã que contribuíram o progresso da providência de Deus.

-Pequenos grupos. Para promover as reuniões de estudo em casa e a prática de uma tradição religiosa em família e convidar os vizinhos.

-Ministério pessoal. Motivar cada indivíduo a desenvolver habilidade e talentos para servir a comunidade.
Missão

Fortalecer o maior número de famílias praticando o amor verdadeiro de Jesus, promovendo a fidelidade, os valores morais, o altruísmo e a pureza para os jovens como fundamento de paz e harmonia para a sociedade.

Ministérios

Pastoral. A liderança da Igreja será baseada no sistema da família, como uma árvore que faz parte do sistema da natureza. A igreja é composta de pequenos grupos que funcionam como uma família. Os líderes servem na posição de pais e avós. Todos os líderes serão pais ou casais modelos cuidando das ovelhas som seus próprios filhos. Todas as famílias líderes fazem parte de dois pequenos grupos, o primeiro é aquele que eles estão liderando e o segundo é aquele que está liderada para uma família do nível superior como uma família de três gerações(3). Os pais fundadores são os Verdadeiros Pais espirituais, Jesus na posição de Pai e o Espírito Santo na posição de Mãe.

Diretoria Estatutária. A igreja será administrada juridicamente por uma diretoria composta de um Presidente, Vice-Presidente, Secretário e Tesoureiro.

Departamento das Famílias. Cuidando dos casais, preparação o casamento, aconselhamento, apoio aos pais para educar os filhos. A igreja organizará cerimônias de renovação dos votos do casamento convidando sempre casais de outras denominações e pastores representantes de cada denominação cristã oferecendo uma oração de bênção para a assembléia dos casais(4).

Grupo das mulheres. Apoiando as mulheres a cumprir o papel de mãe para a tarefa da reconciliação e pacificação. Promovendo os valores morais dentro a comunidade(5).

Juventude. Os jovens participarão de uma educação permanente centralizada em valores morais, os adolescentes terão um ambiente sadio para manter a pureza sexual até o casamento. A igreja organizará atividades sociais e esportivas inter-denominacionais para promover o intercâmbio entre os jovens para quebrar as paredes denominacionais (6). Os pais motivarão seus filhos a escolher um(a) noivo(a) de uma outra denominação cristã(7).

Departamento da Educação. Edificará todos os membros através de treinamentos para ser qualificada a palestrar e testemunhar os ensinamentos, publicará as apostilas, transparências, livros, folhetos, revistas. Um grupo será responsável de pesquisar as melhores organizações religiosas do mundo para desenvolver a melhor organização para servir a providência de Deus.

Missões. Todos os jovens serão convidados a servir dois anos como missionários no exterior servindo no mínimo três denominações diferentes, ou se não puderem no exterior ficarão em outro estado ou cidade. Os jovens terão oportunidade de servir como voluntários ao lado de outros jovens de outras denominações e religiões para projetos sociais ou humanitários, durante as férias(8).

Música. A igreja terá vários coros do infantil à terceira idade, uma escola de música e orquestra para servir a congregação durante os cultos de adoração para preparar e elevar o ambiente espiritual. Os coros visitarão e cantarão para outras denominações, serão organizados encontros para juntar um coro composto de membros de várias denominações cristãs.

Terceira Idade. As pessoas idosas terão oportunidade de servir compartilhando a sabedoria e experiência muito preciosa acumulada ao longo da vida para os mais jovens. Elas serão preparadas para deixar o mundo terreno com muita satisfação e ser elevada no mundo espiritual com muita alegria iniciando a última jornada eterna.

Departamento de Comunicação. Responsável de publicar todas as informações de forma imprimida e no site da internet sobre o funcionamento e a programação das atividades, boletins dominicais, relatórios mensais e planejamentos anuais.

Departamento Financeiro. Composta de uma equipe se responsabilizando de arrecadar fundos para manter e desenvolver as atividades da igreja, recolher os donativos.

Administração dos Bens. Uma equipe organiza a manutenção, a limpeza e a segurança do prédio e das salas. Cuida do bom funcionamento de todos os equipamentos.

NOTAS:

[1]Inspirada da Carta da "Iniciativa das Religiões Unidas" construindo a Cooperação Inter-religiosa Global e do Propósito da Associação das Famílias para Unificação e Paz Mundial (AFUPM).

[2] HENDRICKS, T. "Family, Church, Community, Kingdom" - p. 44

[3] Op. Cit. p.111

[4] Baseada no modelo das cerimônias de Bênção do Sagrado Matrimônio realizadas pela A.F.U.P.M.

[5] Baseada no Propósito da Associação das Mulheres para a Paz Mundial.

[6] Baseada no Propósito da Associação dos Jovens para a Paz Mundial.

[7] MOON, S. M. - Discurso "Breaking down Boundaries and World Peace"

[8] Baseada na visão do "Religious Youth Service".



REFERÊNCIAS

Associação das Famílias para Unificação e Paz Mundial - Movimento
fundada pelo Rev. Sun Myung Moon em 1996. - www.familias.org.br

Associação das Mulheres para a Paz Mundial - Movimento fundada pela
Sra Hak Já Han Moon em 1992

Associação dos Jovens para Paz Mundial - Movimento fundada pelo Rev.
Sun Myung Moon em 1994.

Iniciativa das Religiões Unidas - www.uri.org

HENDRICKS, Tyler - "Family, Church, Community, Kingdom" - New- York
HSA-UWC, 2000

MOON, Sun Myung, - "Quebrando Fronteiras e a Paz Mundial" discurso nas
Nações Unidas, Nova Iorque, 18 de agosto de 2000.

Serviço da Juventude Religiosa - Fundada pelo Rev. Sun Myung Moon em
1985

No comments:

Post a Comment