Monday, December 15, 2008

O AMBIENTE DAS PRINCIPAIS CIDADES NO INÍCIO DA ERA CRISTÃ

SÍNTESE BÍBLICA NOVO TESTAMENTO
O LIVRO DE ATOS

Trabalho apresentado segundo as exigências da disciplina de S.B.N.T.(II), do curso de Bacharel em teologia, sob a orientação do Prof. Clintton de Mendonça.


FACULDADE EVANGÉLICA DE TEOLOGIA (SEMINÁRIO UNIDO) Oswaldo cruz- RJ- 2002

O AMBIENTE DAS PRINCIPAIS CIDADES NO INÍCIO DA ERA CRISTÃ: ATENAS, CORINTO, EFESO, CESARÉIA, TARSO E ROMA.

A Grécia antiga
A partir do 1° século, Roma renúncia a hostilidade contra a Grécia que era organizada com uma província romana desde 27 a.C. Algumas cidades permaneceram livres, representantes gregos participam do senado romano. Corinto e Patras são reconstruídas, as cidades religiosas: Atenas, Olímpia e Delfia tem novos edifícios públicos graças ao Imperador Hadrien (117-138 d.C.). O projeto de construção do canal de Corinto abandonado na época de César é reiniciado. Hadrien apoiou as festas religiosas, Antonin e Marco Aurele estabelecerem as cadeiras de retórica e filosofia em Atenas. Mas a Grécia não conseguiu se levantar, o país vai declinar e os bárbaros vão ocupar Atena em 267 d.C. .

Atenas
A cidade é muito bem localizada, numa península, no mar Egeu para ser a base do Império marítimo no século 5ª a.C., mas as boas terras são poucas e secas causando dificuldades para produzir produtos agrícolas. As riquezas de Atenas são as minas de chumbo e prata em Láurion e o mármore de Pentelique .

A cidade continuava a manter sua fama de "a capital intelectual artística do mundo" apesar que os romanos fizeram da Grécia um território romano em 146 a.C. Eles concederam Atena o direito de cidade livre e federada. A autoridade não estava nas mãos dos povos como acontecia com Tessalônica e Efeso, mas nas mãos dum concílio denominado Aréopago ( At. 17: 19). A praça do mercado (vers.17) era o centro de negócios, de atividades cívicas, de propagandas e de troca informal de idéias . Paulo revolta-se ao ver a cidade cheia de ídolos (vers.16). Ele argumentava na sinagoga com os judeus e procurava os pagãos na praça. Ele encontrou alguns filósofos epicureus e estóicos (vers.18).

O estoicismo
O fundador da escola estóica é Zenão, de Citium, na ilha de Chipre (334-262 a.C.). Aos vinte e dois anos foi para Atenas, aí se dedicando à filosofia e pelo ano 300 funda a sua famosa escola, que se chamou estóica, do costume de ensinar num dos pórticos da cidade.
A filosofia é cultivada pelos estóicos unicamente em vista da moral, para dar ao homem a virtude e a felicidade. Os estóicos afirmam que todo nosso conhecimento deriva dos sentidos, e se limita ao âmbito da sensação, assim a metafísica estóica é materialista. Tudo se resolve na matéria e na força também Deus e a alma, tudo se termina com a morte.
O fim supremo do homem é a virtude, com meio para a felicidade, a paixão é substancialmente má. A verdadeira virtude é a indiferença e a renúncia a todos os bens do mundo. E uma moral de renúncia egoísta, não é feita por amor a Deus e aos homens, mas por amor de si mesmo, da própria tranqüilidade .

O epicurismo
Epicuro, fundador da escola que dele tomou o nome, nasceu em Atenas em 341 a.C., foi iniciado no sistema de Demócrito. Abriu a sua famosa escola em Atenas, nos jardins de sua quinta, que se tornou lugar de aristocráticas reuniões de amigos, discípulos e admiradores. Epicuro expôs a sua doutrina em grande número de escritos, cuja a maioria se perdeu. Morreu em 270 a.C..
O papel do conhecimento do mundo, da física, conforme Epicuro, é precisamente libertar o homem dos grandes temores que ameaçam a sua vida a respeito da morte, de Deus e fazer com que ele aja de conformidade com esse conhecimento. A alma humana, sendo formada de átomos, termina com a morta do corpo, e os deuses habitadores felizes dos intermundos isolados do mundo se desinteressam inteiramente dos homens. O critério único e fundamental da verdade é a sensação, que é imediata, intuitiva, evidente, o sentimento - prazer e dor- será o critério supremo de valor no campo prático, moral.
A moral epicurista é uma moral hedonista, em que o prazer sensível é o fim supremo da vida. A serenidade do sábio não é perturbada pelo medo da morte, visto todo bem e todo mal estarem na sensação, e a morte é ausência de sensibilidade e, por conseguinte, ausência de sofrimento .

Corinto
Em grego Kórinthos é o norte do Peloponeso no istmo separando o golfo de Corinto e Atenas. O canal de Corinto liga o mar jônico ao mar Egeu, mede 6 km de comprimento, 22 m de largura e 8 m de altura. Era uma das mais importantes cidades, no 8ª- 6ª a.C., o bronze e os vasos de cerâmica eram exportados na região. No século 5ª- 4ª a.C. a cidade declinou enquanto Atenas e Esparta cresceram. Os romanos destruíram a cidade em 146 a.C., em 44 a.C., e foi reconstruída por César e se tornou a capital da província Acaia. Era um centro comercial muito animado e controlava todo o istmo de Corinto.
Paulo levou o Evangelho e estabeleceu a igreja de Corinto em 50-52 durante a segunda viagem missionária , ele escreveu as epístolas aos Gálatas, aos Romanos e às duas epístolas aos Tessalonicenses . Ele fabricava tendas (At. 18: 3), e aos sábados discutia na sinagoga (vers.4).

Efeso
Ephesos em grego, é uma cidade em Ionia, na Asia Mineura, no mar Egeu na boca do Caystre. Se tornou a capital e um porto rico da província romana de Ásia em 133 a.C..
O templo de Artemis era considerado uma das sete maravilhas do mundo foi destruído no 4º século a.C., e reconstruído pelo ordem de Alexandre o Grande .
Paulo ficou três anos em Efeso, ele encontrou Apolo, um judeu de culto alexandrino que pregava o batismo de João Batista (At.19:3). A cidade era o centro principal de idolatria na Ásia, era uma fortaleza dos poderes das trevas , haviam exorcistas profissionais ambulantes, muitos praticavam artes mágicas e ciências ocultas (vers.18, 19). O culto de adoração da grande deusa Diana era muito praticado, conhecida como a Diana dos Efesios (vers. 28).
Durante a sua estada em Efeso, Paulo escreveu a primeira epístola aos Coríntios.

Cesareia
A cidade é situada na costa do mar Mediterrâneo, meio caminho de Haifa e de Tel- Aviv. O nome é do imperador Augustus César, o rei Herod fundou a cidade no lugar dum ponto grego de comércio. O historiador Josephus Flavius descreveu em detalhes esta cidade: o maior porto na costa leste do mar Mediterrâneo, cercado de um grande muro. O templo dedicado a César ficava na frente do porto, o palácio do rei Herod ficava no sul da cidade. Em 6 d.C., Cesareia se tornou a sede da Provincia Judaea, e da 10ª legião romana. Um anfiteatro para corrida de cavalos de 15000 lugares e um teatro para 1000 pessoas de forma meio circulo, e um aqueduto de 9 km abastecendo a água dentro da cidade foram construídos na era de Herod.
O oficial romano Cornelius foi balizado (At. 10:1-5) nesta cidade, Paulo foi prisioneiro por dois anos e embarcou em sua terceira viagem missionária em direção de Roma a partir deste porto .

Tarso
Em Grego Tarsos é uma cidade em Oriente Próximo, no sul do centro da Turquia, perto da costa do mar Mediterrâneo. Capital da Cilícia romana em 66 a.C. e a pátria natal de Paulo (At.21:39). Foi conquistada por Chahpuhr 1º, em 276 d.C. .
Nesta época a cidade, ao lado de uma lagoa, era ligada ao mar seguindo o rio Cydnus. A mercadoria em destinação da Judeia e do Egito era embarcada no porto onde se encontrava muitas culturas, religiões antigas como o Mitraísmo. Um dos produtos era o linho. Houve uma universidade e um groupo de filósofos e de retórica famoso, o professor Athenodorus que ensinou ao Imperador Augustus, estudou na universidade de Tarso. O imperador César visitou a cidade e o imperador Juliano foi enterrado nesta cidade.
Em 41a.C., Marco Antonio, oficial Romano de Efeso chegou em Tarso e mandou uma mensagem para convidar Cleopatra, a rainha do Egito, que aceitou; a chegada dela no porto sobre uma barca real foi o segundo mais importante evento da história da cidade de Tarso.
Paulo voltou para a sua cidade natal e refugiou-se depois de sua conversão em Damasco onde ele foi rejeitado .

Roma
Em 27a.C., a cidade de Roma entrou na era imperial com Octavian, filho adotivo de Cesar, ele foi proclamado Augustus, que significa sagrado. Ele vai reinar 40 anos, e estabelecer o fundamento do Império Romano que durou até 476. Ele mandou construir vários edifícios de inspiração grega, mas de tamanho maior, na capital, com o templo de Março de vingança, o novo Fórum, utilizando o mármore e um novo cimente mais forte.
O Fórum originalmente é um mercado, com muitas lojas, depois vai tornar-se um símbolo da república livre, e a sede da administração política para o povo até que o imperador proclamou-se um estatuto divino. Depois os templos aos deuses serão adicionados: Vesta, Saturna, Castor e Pollux.

Muitas Religiões são encontradas na cidade, a maioria delas originaram de outros lugares: Saturna e Minerva dos Etruscanos, os deuses dos Olimpos dos gregos receberam o mesmo estatuto que os cultos romanos: Zeus e Jupiter, Hera e Juno, Atena e Minerva, Afrodito e Venus, Poseidon e Neptuna, Artemis e Diana, Hermes e Mercuro. Isis e Mithras são da Persia, Vesta é um culto domestico, no centro da casa representando o fogo sagrado, ela mora no templo do Fórum onde é guardado o fogo sagrado, só o sacerdote Pontifex maximus pode entrar no atrium Vestae .

A adoração de Cibele, a grande mãe terra, deusa da fertilidade tinha ritos tais como o drama da morte e ressurreição do consorte de Cibele. O culto de Cibele conclamava seus adoradores ao sacrifício de um touro e o batismo de seus seguidores com o sangue desse touro. O culto de Atis, que parecia suprir as necessidades emocionais dos homens. O culto à Isis semelhante ao de Cibele.

O Mitraísmo, teve aceitação especial entre os soldados romanos. Tinha um festival em dezembro, un Maligno, um Salvador nascido miraculosamente - Mitra, um deus-salvador - além de capelas e cultos de adoração. Possuía, além de outras coisas, refeições sacrificais . Similaridades são encontradas entre as tradições do culto a Mitra e o cristianismo: Mitra e Jesus são salvadores, doutrinas do céu e inferno e o rito do pão e vinho.

Paulo formou suas "doutrinas paulistas" para tentar convencer um grande número de pessoas, praticando o Mitraísmo, a aceitar Jesus, usando a tradição de santificação pelo sangue e sacrifício dos bodes e touros e trocando pelo sangue de Cristo (Hb 9:13-14). Os judeus também praticaram diariamente a tradição de sacrifício no templo produzindo rio de sangue derramando o redor do altar .

Em Roma ao culto o Imperador era obrigatório, os cristãos não concordaram de participar e foram persecutados, condenados a morte, milhares de martírios seguiram o caminho da cruz até que o Imperador Constantino promulgue o édito de Milão em 313. Este édito garantia liberdade de culto não somente ao cristianismo mas a todas as religiões.

Sinédrio
A mais alta autoridade judaica na Palestina antes de 70 d.C..Esse tribunal, composto de 70 membros, tendo o sumo sacerdote por presidente, tinha controle total sobre os assuntos religiosos de Israel. Sua interpretação da lei mosaica era inapelável. Também gerava os assuntos civis e julgava certos processos de crime, em sujeição à autoridade dos romanos; não podia, no entanto, aplicar a pena de morte (Jo 18:31) .

Sinagoga
A sinagoga apareceu pela primeira vez no fim do período do Antigo Testamento, suas origens são certamente mais antigas; mas totalmente obscuras e não podem ser traçadas. Milhares de judeus, em razão da distância, eram negados o acesso ao culto do templo, tornou o desenvolvimento de tal instituição inevitável. No exílio, os judeus naturalmente se reuniam onde pudessem para orar e ouvir seus mestres e profetas (Ez 8:1; 14:1; 33:30). Podemos supor que tais assembléias continuaram, é inconcebível que os judeus da Diáspora pudessem ter permanecido judeus sem uma certa forma de adoração pública. Sinagogas organizadas surgiram gradualmente com adoração regular no Sábado, cuja parte principal era a leitura e a exposição da lei. Nos últimos séculos pré-cristãos, havia sinagogas em todas as cidades .




REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS


BRIGHT, John. História de Israel.- São Paulo: Ed. Paulinas,
Segundo Edição, 1989

CAIRNS, Earle. O Cristianismo através dos séculos.- Sociedade
Religiosa Edições Vida Nova, Segunda edição, 1988

DICIONÁRIO BÍBLICO, Edição Contemporânea de Almeida,
Editora Vida, 5ª impressão, 2000

GEVA, Hillel. Archelogical Sites in Israel.- Israel Information
Center, N°5, 1999

PADOVANI, Umberto e CASTAGNOLA, Luís. História da
Filosofia.- Edições Melhoramentos, 11ª edição, 1977

PEARLMAN, Myer. Através da Bíblia livro por livro.- Editora
Vida, 21ª impressão, 1999

STAGG, Frank. O livro de Atos.- ? ?



SITES INTERNET


www.ancientroute.com .- Tarsus
www.borndigital.com.- Tarsus
education.yahoo/reference/encyclopedia.- Tarsus
fr.encyclopedia.yahoo.com.- Histoire de la Grèce Antique
library.thinkquest.org.- Roman Religion

No comments:

Post a Comment