Sunday, December 14, 2008

O QUE É RELIGIÃO?

O QUE É RELIGIÃO?

Trabalho apresentado segundo as exigências da disciplina do curso básico de Filosofia da Religião da Faculdade de Teologia (Seminário Unido), sob a orientação do Prof. Jonas.

Rio de Janeiro - 2001

DEUS BUSCANDO A HUMANIDADE

"La religião é a resposta dos humanos ao chamada do Ser infinito, do Princípio supremo, da Realidade Ultima quem faz-se conhecer, manifestar-se, revelar-se aos humanos."

"Por que a mente original do homem se dirige irresistivelmente para o bem? O motivo é que Deus, o sujeito do bem, criou o homem como seu objeto substancial para realizar a finalidade do bem. Por isto, o homem veio a encontrar o sujeito do bem no mundo transcendente de tempo e espaço. O que nasceu desta inevitável procura foi a religião."

Tertullien deu uma definição da palavra religião originando de religare que significa ligar, Ciceron utilizou uma outra palavra releger que significa recolher. Dum lado a religião é a tentativa de ligar aos homens a Deus e dum outro lado é a coleção das escrituras sagradas.

Desde o início da história aos etnólogos tem sempre descobrindo o senso religioso do ser humano, a religião é uma necessidade fundamental do homem que podemos comparar a necessidade de alimentar-se. E por isso que a Bíblia disse:

"...não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem." Dt. 8: 3

"Religião é para tornar o Ser Humano melhor, aproximando-o do seu Criador, pelo exercício da Fraternidade entre Suas criaturas."


AS DIFICULDADES
Todas as religiões são expressões humanas de nossas tentativas fracas de interpretar essas experiências com Deus. Mais as religiões tem a tendência de combater-se e tornar-se centralizadas em se-mesmo sendo apegadas a suas próprias interpretações e então tornaram obstáculos para a providência de Deus.

Em vez de ensinar aos ensinamentos espirituais e de praticar o amor, a história das religiões é cheia de guerras.

"Nós somos religioso suficiente para odeio, mais não suficiente para amar uns aos outros."

Até hoje algumas denominações cristãs, perderem tempo, dinheiro e energia a combater "Seitas e Heresias", em vez de praticar a verdade que Jesus pregou de amar bons pontos que podemos achar em outras denominações, respeitar as diversidade que Deus criou para que possamos aprender dos outros, e perdoar os erros dos outros por que a luz da Verdade a ainda não tocou ao coração deles.
Muitas doutrinas religiosas não interpretaram as coisas cientificamente, até agora tem colocado pouca ênfase no valor da realidade diária; tem negado o valor da felicidade física a fim de enfatizar a consecução da alegria espiritual.


SEMELHANTES APESAR DAS DIFERENCIAS

A comparação das principais Escrituras Sagradas do mundo mostram que as religiões compartilham mas conteúdo em comum que de divergências.
Algumas pontos de convergência:
O homem vivia no paraíso antes da queda.
Depois da morte do corpo física a alma continue a vida eterna.
O mundo foi criado.
Houve um dilúvio.

O IMPORTANTE PAPEL DA RELIGIÃO

"O sistema histórico de salvação estabelecido e movido por Deus é a religião. Deus estabeleceu muitas religiões e, segundo diferentes circunstâncias e antecedentes, elas formaram as esferas culturais mundiais. Até o presente os religiosos não compreenderam que a finalidade da religião é impedir que o corpo continue arrastando a mente. Se não houvesse acontecido a queda a religião não seria necessária.

Alguma coisa saiu errada e, para corrigir este erro, a religião tornou-se necessária. O que Deus propõe através da religião? Ele propõe controlar o corpo.

Os senhores e senhoras devem pensar que serão salvos por crerem numa religião, que por crerem no Cristianismo irão para o Céu, ou que por crerem no Budismo irão para o Paraíso. Mas no Céu entrarão aqueles que estiverem unidos no amor verdadeiro de Deus."

Podemos entender que as religiões são inspiradas por Deus para disciplinar o homem decaído, e serão necessárias até que o homem restaura o estado original antes da queda. O primeiro Adão foi expulso do Jardim do Éden, ao longo da história religiosa, Deus sempre escolhe uma figura central ou um líder religioso para preparar um povo até a chegada dum novo Adão chamado de Messias ou Salvador. "O segundo Adão Jesus foi barbaramente crucificado no Calvário. E o terceiro Adão será o Senhor da Segunda Vinda, o qual realizará o Ideal Original de Deus na Terra, ou seja, o Reino dos Céus."

A verdadeira religião aparecera na terra quando o Adão perfeito mostrara o modelo de Amor Verdadeiro para toda a humanidade, capaz de transcender todas as barreiras culturais.

"Todos os crentes precisam agora de quebrar as paredes das seitas e denominações e juntam as forças para constituir um poder religioso unificado e atuar segundo o desejo de Deus para o alvo superior de realizar a Paz Mundial."

A postura correta de um crente não é de acreditar a sua salvação pessoal e de esperar a vinda do Reino ou da Apocalipse final, mas a partir duma transformação individual buscar a viver um ideal dentre sua família, na comunidade, na sociedade e o mundo para contribuir rumo a sociedade de justiça e de amor.


A PAZ MUNDIAL ATRAVÉS DA AÇÃO INTER-RELIGIOSO


Podemos comparar as religiões do mundo a uma família de irmãos e irmãs embaixo dum mesmo Pai Deus. O Pai Nosso Deus quer eliminar todas as religiões além de uma, minha religião? Não Ele quer que cada uma cumprisse o propósito que ela recebeu de Deus de contribuir para o beneficio das outras religiões.

"Se cada homem de cada tradição religioso acredito que outras tradições não são oposta a sua religião, mas tem um papel para a Providência de Deus que deva ser respeitado, então nossa terra terá Paz."

A paz mundial pode ser realizada através do equilíbrio dum lado das medidas tomadas pelos políticos que representam o corpo e o mundo secular, e dum outro lado pela a sabedoria e o esforço dos líderes religiosos do mundo os quais representam a mente e o mundo do espírito.



REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

L'ACTUALITE RELIGIEUSE. No. 160. Qu'est-ce qu'une religion.- Paris: Novembro, 1997

MOON, Sun Myung. Princípio Divino.- São Paulo: Associação do Espirito Santo para a Unificação do Cristianismo Mundial, 1978

NETTO, Paivo. 40anos de amor, fé e solidariedade.- Brasilia, LBV, 1996

LETTRE D'INFORMATION DE LA FIRPM. Vol. 1, No. 2. World Scripture, interview du Dr. Wilson.- Paris, Inverno 93-94

WATCH TOWER BIBLE AND TRACT OF NEW-YORK SOCIETY.- L'humanité à la recherche de Dieu. New-York, 1990

MOON, Sun Myung. A Família Abençoada e o Reino Ideal.- São Paulo: Federação das Famílias para a Unificação e Paz Mundial, 1997

FERABOLLI, Simão. O Fenômeno Moon: quem é?o que tem feito? por que é perseguido?- São Paulo, 2001

IRF NEWSLETTER. Vol. 5, No. 3. Founder's Address: "The Tradition of True Love and Bequeathing that Tradion". New-York, Fall 1990

L'UNIFICATION LETTRE D'INFORMATION DU M.U. Vol. 2, No. 1, L'Harmonie Universelle par l' Action Inter-Religieuse.- Paris, Printemps 1993.

No comments:

Post a Comment