Tuesday, September 29, 2020

O Problema com Paulo (Parte 4)

 Tiago e Paulo

Conforme evidenciado por sua carta, Tiago tem uma compreensão radicalmente diferente dos ensinamentos de Jesus do que Paulo, que defende a crença de que o homem é salvo somente pela fé na obra de Expiação e Ressurreição de Cristo. Muitos estudiosos tentaram reconciliar os dois apóstolos negligenciando a óbvia contradição entre seus pontos de vista sobre a fé e a Lei. Outros, percebendo a futilidade de tal esforço, optam por ignorar a epístola do irmão do Senhor por uma questão de coesão teológica. Há um perigo inerente à doutrina da justificação pela fé de que ela pode levar ao desprezo pela moralidade em geral. O próprio Paulo teve que lidar com tais ocorrências durante sua própria vida e as comunidades Cristãs sempre lutaram tentando impor e encorajar a moralidade, enquanto também pregava que o homem é salvo somente pela fé e que as boas obras representam pouco mais do que "trapos imundos". Por essa razão, a Epístola de Tiago desempenhou o papel vital de servir de freio e contrapeso contra o Paulinismo extremo.1

 

Em grande parte por causa da fenda teológica entre Tiago e Paulo, vários estudiosos do Novo Testamento chegaram à conclusão de que as crenças de Tiago e da Igreja de Jerusalém estão em nítido contraste com o Cristianismo normativo. No Irmão de Jesus e os Ensinamentos Perdidos do Cristianismo, Jeffrey Butz escreve: “Tudo aponta para a conclusão de que os líderes da chamada ‘Igreja de Jerusalém’ não eram cristãos em nenhum sentido que seria inteligível para os cristãos de uma data posterior.”2 Keith Akers chegou a uma conclusão semelhante em sua obra A Religião Perdida de Jesus escrevendo: “Os livros que buscam entender o judaísmo de Jesus são agora numerosos. No entanto, quase ninguém quer enfrentar o problema do Cristianismo Judaico. A razão para essa relutância não é difícil de encontrar; as opiniões do Cristianismo Judaico não são as da maioria dos Cristãos. A teologia é obviamente inaceitável, sendo em essência uma forma de monoteísmo Judaico.”3

Fonte: “Our Father Forsaken, The Abandonment of the God of the Old and New Testaments” (Nosso Pai Abandonado, O Abandono do Deus do Antigo e Novo Testamentos) publicado por Pastor Hyung Jin Sean Moon.



1  Morrison, “James, the Caliph of Christ”.

2  Jeffrey Butz, The Brother of Jesus and the Lost Teachings of Christianity, p. 151

3  Keith Akers, The Lost Religion of Jesus (Myerstown, PA: Lantern Books, 2000) p. 226

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