Thursday, April 2, 2020

Por que Deus não Interferiu na Queda (parte 12)


Por que Deus não Interferiu na Queda


A crença convencional afirma que Deus é onipotente, todo-poderoso, onisciente e soberano é inconsistente com a ideia de um Deus que "não pode" intervir para interromper a ação decaída. Sem entender o processo da criação, o período de crescimento e a responsabilidade humana, parece que Deus sabia que estava acontecendo e intencionalmente não impediu a queda.

Alguns acreditam que Deus tinha um plano e um propósito pré-determinado para permitir a queda, porque sem a Queda, não teria pecado, não teria a necessidade da salvação, não teria a necessidade da vinda de Jesus Cristo.

Deus escolheu não exercer controle direto sobre Adão durante o período de crescimento, a fim de cumprir Seu propósito de que Adão recebesse uma responsabilidade por seu próprio crescimento.
Deus confiou plenamente que Adão e Eva obedeceria a Sua palavra e, portanto, não precisou exercer sua onisciência para ver se eles cumpririam ou não.

Quando Adão pecou, portanto, quebrou completamente a confiança que Deus havia depositado neles. O sofrimento de Deus expresso em Gênesis 6: 6 é um sofrimento genuíno, não é simbólico. Deus é um pai amoroso, sacrificando-se para restaurar Seus filhos perdidos.

A responsabilidade e o papel que recebemos são uma parte da responsabilidade e do papel de Deus. Cumprir nossa porção de responsabilidade é a chave para nós, elevar-nos acima da dimensão das outras criaturas para o reino dos filhos de Deus.

1. Deus exerce controle direto e incondicional apenas sobre seres perfeitos.
Em Mateus 5: 48, falou “Sede perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.” Para os seres humanos é o aperfeiçoamento do caráter individual, como Deus disse em Gênesis 1: 28 “Frutificai” ou tornar-se maduro.

2. Deus controla seres imaturos em crescimento, indiretamente e condicionalmente, através da condição da ação baseada no princípio.
Durante o período de crescimento, seres imaturos devem produzir condições de ação baseada no princípio.

3. A responsabilidade de Adão e Eva é manter a fé no mandamento.
Enquanto eles cumprirem essa condição, permanecerão na esfera do controle e da liberdade de Deus. Se eles falharem em produzir essa condição, cairão fora do domínio do controle e da liberdade de Deus.

· O processo de crescimento implica que o homem cumpra uma responsabilidade:
produzir a condição de fé na palavra de Deus.
Com esse entendimento, vamos examinar as razões pelas quais Deus não interferiu e interrompeu a ação decaída.

1. A Fim de Manter a Perfeição e o Absoluto de Seu Princípio


Se Deus interferisse nas ações humanas durante o seu período de crescimento, isso equivaleria a ignorar a porção de responsabilidade humana. Neste caso, Deus estaria desrespeitando o Seu próprio Princípio da Criação.


2. Somente Deus é o Criador e para não reconhecer satanás como o Criador


Deus só governa (ou interfere sobre) algo que Ele tenha criado. Deus não controla nenhuma existência fora do Princípio, por exemplo, o inferno ou atos criminosos.
Deus não impediu Satanás de atacar Jó. É a fé de Jó em Deus que é o elemento chave que força Satanás a abandonar.
Se Deus tivesse interferido na Queda dos primeiros antepassados humanos, Ele estaria atribuindo a esses atos o valor de criações Suas. Foi satanás que manipulou a situação e tornar-se-ia o criador de todos os frutos da Queda.

3. A fim de Dar aos Seres Humanos Domínio sobre a Criação


Deus criou os seres humanos e os abençoou com o domínio sobre todas as coisas da Criação. (Gn 1: 28) Os seres humanos não podem governar outras criaturas se estiverem na mesma posição de igualdade. Deus precisava que os seres humanos se aperfeiçoassem por meio do cumprimento de sua própria porção de responsabilidade. Para que Deus pudesse abençoar os seres humanos como senhores da Criação, Ele tinha que se manter longe e não intervir nos atos dos seres humanos imaturos.


No comments:

Post a Comment