Wednesday, January 30, 2019

O Coração de um Discípulador


Parte I: Vivendo com um Discipulador

3: O Coração de um Discípulador

 Nosso foco é fazer discípulos, mas se não fizermos isso com os motivos certos, estamos perdendo nosso tempo. “Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim”. (Mt 15: 8-9)
O Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. (I Sam 16: 7)

1. Tire um momento para examinar seu coração. Com toda honestidade, por que você quer fazer discípulos? Você quer aparecer e ser reconhecidos pelos outros?

Ensinar é Perigoso 

Você tem uma mensagem que a igreja precisa ouvir, e você está pronto para ensinar quem quiser ouvir. Você só quer estar melhor equipado.
Deus quer que desfrutemos do privilégio e prazer de ministrar aos outros. (2 Cor. 9: 7)

“Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto”; (1 Pe 5: 2)

Tiago nos deu um aviso aterrorizante sobre o poder da língua. “A língua também é um fogo... e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno”. (Tiago 3: 6)

Como um discípulador, você pode causar um grande impacto para o reino de Deus. Ou você pode levar pessoas para o caminhado errado.

2. Leia Tiago 3: 1-12 e medite sobre o aviso de Tiago. Como essas palavras poderosas afetam você? Como você poderia ajustar sua abordagem para fazer discípulos?

O Amor Vem Primeiro

As ações mais impressionantes e sacrificiais são inúteis se não forem fortalecidas pelo amor. De acordo com Paulo, toda vez que tentamos ensinar alguém sem o amor, somos como um gongo ou címbalo. (1 Cor 13: 1-3)

Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele. (1 Cor 8: 2-3) Se você não estiver disposto a fazer do amor de Deus e amar as pessoas a sua maior prioridade, então pare. “Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte”. (1 João 3:14)

Quanto você se importa com as pessoas ao seu redor? Quando você está na multidão, interage com sua família ou fala com as pessoas em sua igreja, você as ama e deseja vê-las glorificar a Deus em todos os aspectos de suas vidas?

3. Até este ponto, você diria que seu desejo de fazer discípulos foi motivado pelo amor? Por que ou por que não?


Tire algum tempo para considerar seus relacionamentos existentes - família, amigos, colegas de trabalho, vizinhos, etc. E pergunte-se o quanto você ama as pessoas ao seu redor. Você deve ser capaz de identificar áreas nas quais precisa trabalhar ou melhorar.

4. Descreva seu amor pelas pessoas que Deus colocou em sua vida. Que evidência você pode apontar para mostrar que você ama as pessoas ao seu redor?

5. Além de orar fervorosamente, que passos práticos você pode dar para aumentar seu amor pelas pessoas?

Ensinar pelo Exemplo

Jesus deu alguns avisos severos aos escribas e fariseus. (Mt 23: 3-5) A hipocrisia prejudicou muitos, por isso vamos fugir disso. Tiago também deu um forte aviso. (Ti 1: 22-27) Ele disse que a religião sem ação prática é inútil.

Se você vai fazer discípulos, você precisa colocar sua fé em prática para que as pessoas ao seu redor possam imitar sua fé. (Heb 13: 7) Significa seguir a Cristo em todos os aspectos de sua vida, perseguindo-o com uma devoção sincera.

Isso não significa que você precisa ser perfeito antes de começar. A perfeição é um processo ao longo da vida que não termina até a eternidade. (Fi 1: 6; 3: 12-14) Fazer discípulos é ver pessoas transformadas pelo poder da Palavra de Deus. Se você quiser ver isso acontecer nos outros, você precisa experimentar essa transformação em você.

6. Você diria que sua vida está sendo transformada pela verdade da Palavra de Deus? Por que ou por que não?

7. Que mudanças você precisa fazer para viver as verdades que você estará ensinando a outras pessoas?

8. As coisas em que você esteve pensando nesta sessão não são fáceis de resolver - não há "correções rápidas" aqui. Termine o seu tempo com esta sessão, orando para que Deus lhe dê a motivação adequada para fazer discípulos, aumentar o seu amor por Ele e pelas pessoas ao seu redor, e capacitá-lo a viver as verdades que Ele te chamou para ensinar aos outros.



No comments:

Post a Comment