Monday, March 2, 2020

A Força do Amor, a Força do Princípio e a Razão do Mandamento (parte 10)


A Força do Amor, a Força do Princípio
e a Razão do Mandamento


O mandamento é uma ferramenta que, se aplicada, dá ao homem a oportunidade de autogoverno. Ter esse papel de governar a si mesmo é a essência do que dá ao homem o potencial de se elevar acima do reino de criatura e fazer parte do reino de descendente (imagem) de Deus.

A força do princípio direciona um ser para o seu maior potencial. É o poder de amadurecimento. Causa crescimento e direciona todas as entidades para o cumprimento de seus propósitos, para alcançar a perfeição. A criação é controlada por esse poder.

A força do amor, no entanto, é a força que direciona o sujeito a se tornar um com um objeto. A razão pela qual o homem não deve ser controlado pelo poder do princípio é que o propósito de Deus para o homem é se envolver em relacionamentos centrados no amor.

Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. 1 João 4:16

Portanto, o homem deve ser controlado em última instância no amor. Isto, o amor é essência e é uma força mais forte no homem:

A FORÇA DO AMOR > A FORÇA DO PRINCÍPIO

Adão e Eva não devem se tornar "um" um com o outro até que se tornem "um" em sua mente e corpo e, portanto, se tornem "um com o Senhor." Eles devem ser "frutíferos" (maduros) antes de "multiplicar". (Gn 1: 28) O objetivo do período de crescimento é fornecer a Adão e Eva o tempo necessário para unir sua mente e corpo e tornar-se "um com o Senhor".

E por que somente um? Ele buscava a descendência que prometera. Malaquias 2:15

Porém o corpo não é para a impureza, mas, para o Senhor, e o Senhor, para o corpo. 1 Coríntios 6:13

Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne.... Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. 1 Cor 6:16,18

Não é o sexo que é inerentemente "ímpio". É o momento e a sequência.

Contudo, uma força menor (a força do princípio), com seu objetivo em direção à maturidade, não pode controlar uma força maior (a força do amor), com seu objetivo em relação a Adão e Eva se tornando um.

A menos que um terceiro elemento de controle seja emitido, Adão e Eva tenderão a uma consumação prematura ou "imoral". Aí reside a razão do mandamento: "Não coma a fruta". Mas a fé é uma força?

E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível. Mateus 17:20

Com o poder da fé na palavra de Deus combinado com o poder do princípio, a força do amor manteria sua concordância com o objetivo da maturidade.

No comments:

Post a Comment