Wednesday, October 16, 2013

Os 7 Elementos do Código Genético (DNA) para uma Célula ser Sadia

Treinamento de Líderes de Células (2ª Parte - 07/04/2010 - Pr. Abe Huber)

Bases Bíblico Apostólicas para as Células na Igreja

* Jesus escolhe pessoas simples e comuns para seus discípulos; ele se preocupou mais com disponibilidade do que com habilidade. Deus está procurando um coração com disponibilidade e ele ajudará a capacitar os disponíveis com habilidade. Você tem um coração disposto a servir a Deus e o povo de Deus.

1. A igreja primitiva se reunia em pequenos grupos (igreja no lar);

Conceito forte no livro de Atos, 5 livros do novo testamento que falam sobre a igreja na casa, I Timóteo fala indiretamente, mas direta e claramente em Atos, Romanos, I Coríntios, Colossenses e Filemom.

2. Os pequenos grupos são a força motriz da igreja no novo testamento

As epístolas mostram que ninguém possui todos os dons, portanto, nós dependemos uns dos outros. Princípio importante das células: “uns aos outros... uns aos outros”. Servi uns aos outros, orai uns pelos outros, levai as cargas uns dos outros, confessai os pecados uns aos outros; devemos amar uns aos outros, ajudar uns aos outros.

I Coríntios 14:26 “Que fazer pois irmãos, quando vos congregais cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem interpretação, faça-se tudo para edificação

Importante: O ideal numa célula é todo mundo ter oportunidade de falar alguma coisa, de comentar, ler um salmo, dar um testemunho. Mas nunca deve-se forçar a falar; as vezes tem um visitante que prefere ficar calado. Todo mundo deve ter a oportunidade que quiser falar.

Hebreus 10:24-25 “E consideremo-nos uns aos outros para nos estimularmos ao amor e as boas obras, não abandonando a nossa congregação como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele dia

Não existe um lugar melhor do que a célula e o discipulado para estimular uns aos outros ao amor e as boas obras, a encorajar. Comunhão não é bate-papo, a Koinonya (grego), que é a comunhão bíblica, é uma palavra profunda, ela é para estimular o outro a crescer espiritualmente numa comunhão prazerosa onde você conversa, compartilha experiências, encoraja e estimula um ao outro ao amor e as boas obras





TLC – Treinamento de Líderes de Células                             7


Lição 2 – Elementos do código genético da célula mãe

1. O que é Código Genético?

De forma simples podemos dizer que genoma é o código genético do ser humano, ou seja, o conjunto dos genes humanos. No material genético podemos obter todas as informações para o desenvolvimento e funcionamento do organismo do ser humano. Esse código genético está presente em cada uma das células humanas.

O código genético ou genoma, de certa forma, é a chave de todos os segredos de funcionamento da vida biológica, cuja unidade básica é a célula.

A célula é constituída de moléculas, de macromoléculas que funcionam como unidade estruturais (reservatórios de energia, repositórios de informações genéticas) e como moléculas especiais para controlar os processos que mantém a célula viva. Proteínas que estão na base do DNA, ou seja, do código genético, formam o principal constituinte dos organismos vivos.

Suas principais funções são: controlar o metabolismo e liberar energia (enzimas), defender o organismo de corpos estranhos (anticorpos), definir e manter a arquitetura da célula (elementos estruturais), carregar moléculas ou íons dentro da célula (mecanismo de transporte), coordenar e dirigir os processo químicos da célula (reguladores metabólicos).

Em outras palavras, são as células que cuidam da alimentação, das defesas, do equilíbrio, da preservação e da reprodução de todo o corpo.

Utilizando as pesquisas genéticas e exames especializados já é possível detectar se um embrião herdou doenças graves, possibilitando um tratamento adequado desde os primeiros dias de vida. Este procedimento reduz o impacto de doenças sobre o organismo, assim como suas seqüelas. Futuramente quando forem descobertas as funções de todos os genes humanos muitos outros benefícios virão.

O que isso tem a ver com célula? Semelhante a biologia molecular nós podemos pela avaliação das células e do discipulado determinar e garantir a saúde, com a ajuda do Espírito Santo, e o equilíbrio de todo o corpo, de toda a igreja.


7 Elementos do Código Genético (DNA) para uma Célula ser Sadia

1° Elemento - Bom líder (mais importante):

O mais importante na verdade é o Espírito Santo, intimidade com Deus, oração.

Segredo principal é o líder, ele estimula a oração, a intimidade com Deus, dar espaço ao Espírito Santo, ser dirigido pelo Espírito Santo.

A célula é o reflexo do líder, se o líder for bom a célula vai ser boa mais cedo ou mais tarde, se o líder for ruim a célula não tem jeito de ficar bom. Então, a célula é o espelho do líder, então tem que ter um bom líder.

A liderança, tanto na célula quanto na igreja, tem uma importância fundamental, sem uma boa liderança uma célula sempre vai sofrer e estar enferma. Um bom líder ajuda o grupo a clarear seu propósito e alcançá-lo.



TLC – Treinamento de Líderes de Células                             8


Complemento - Algumas razões de ausência de liderança para as células - As atitudes erradas diante da possibilidade de liderar uma célula. Alguém poderá dizer:

a)  Não sou capacitado para liderar

(atitude errada, Deus te capacita, o Espírito Santo quer usar todos);

b)  Não estou disposto a liderar;

c)  Não estou seguro se posso fazê-lo;

d)  Meu dom é outro, não é esse de liderar célula (sofisma, mentira do maligno, porque liderar pelo menos uma célula e discipular pessoas NÃO são dons ou chamado específico, mas é um mandamento a ser obedecido por cada cristão, a grande comissão inclui fazer discípulos – não é uma sugestão, é uma ordem – batizar e ensinar, e o ambiente mais propício para estas coisas é a célula.






As 6 Características do Bom Líder

1.1 O líder como servo:

a)  Cuidar de uma célula requer bastante trabalho, mas ao mesmo tempo é um privilégio muito grande e traz recompensas infinitas. Não tenha medo de trabalhar, de servir a Deus e ao seu próximo, arregaçar as mangas e cuidar bem das pessoas.

b)  Tenha bem presente em sua mente e em seu coração que você não está trabalhando para homens e sim para o Senhor.

c)  Não busque recompensas e reconhecimento dos homens (apesar de que isso pode e deve acontecer, o bom líder sobre o outro líder deve estar elogiando, encorajando; mas é errado você como liderado buscar e esperar isso, mas sim deve buscar reconhecimento e recompensa de Deus que sabe como satisfazer o nosso coração).

1.2. O líder vigiando a motivação do coração. Todo líder precisa vigiar nisso. Outros precisam vigiar mais nesta área. Trabalhar para Jesus e depois de um tempo para Jesus e um pouco para si mesmo. Motivação do coração.

Devemos elogiar. Devemos agradecer o elogio “muito obrigado, glórias sejam dadas ao Senhor Jesus”, mas em seu coração você não deve receber aquele elogio. Porque a Bíblia fala que se você receber a glória dos homens você não vai receber a glória de Deus.

Então, no seu coração você diz “prefiro ficar no anonimato, prefiro dar toda a glória para Deus, toda a glória e presente do sesto para entregar para Deus, para o Senhor Jesus. Nada por causa de mim, apesar de mim. É tudo seu Jesus, só seu”.

Se você por acaso caiu em motivação errada, ore ao Senhor, se minha motivação estava errada, peça perdão, diga ao Senhor que você está escolhendo a induzir meu coração, a focar minha motivação para trabalhar só para o Senhor, para a Sua glória, para ganhar as almas: Não importa, eu até prefiro ficar no anonimato, eu quero que o Senhor seja glorificado (motivação pura). Não busque recompensa e reconhecimento dos homens, apesar de que isso pode e deve acontecer, mas busque o reconhecimento e recompensa de Deus que sabe como satisfazer o nosso coração).



TLC – Treinamento de Líderes de Células                             9


1.3. O bom líder busca satisfazer as necessidades dos membros

a)  Prepara a sua célula para visitar as pessoas que estão no hospital;

b)  Proporciona comida ou cestas básicas em tempos de crise ou enfermidade;

c)  Providenciar todo tipo de ajuda na necessidade com ajuda dos irmãos da célula e da assistência social da igreja.

1.4.   Não empresta dinheiro. Se possível esse bom líder vai dar o dinheiro, mas nunca empreste. Porque se você emprestar o dinheiro a pessoa e ela não tem dinheiro para lhe pagar, ela fica com vergonha e para de vir para a célula.

1.5.   O bom líder de célula sabe mobilizar os irmãos para que todos se preocupem com um. Não é somente o líder que vai, ele mobiliza, até para estar treinando outros líderes e mantendo a vida de corpo. Muito importante.

1.6.  O líder como pastor da célula

O Espírito Santo é o pastor principal da igreja, mas em termos humanos, no verdadeiro sentido, o pastor principal, depois do Espírito Santo, é o líder da célula. Não o pastor titular, nem os líderes ou pastores de rede, porque não são eles que são os responsáveis principais para pastorear ovelhas. O principal responsável para pastorear ovelha é o líder de célula.

Se o líder de célula não consegue resolver ele vai para o supervisor pedir ajuda. Se o supervisor não consegue ele vai para o líder de rede pedir ajuda. Se o líder da rede não consegue ele vai para o pastor titular.

A Bíblia diz que o papel principal de pastor e membros do ministério quíntuplo, é de equipar os santos para os santos para que os santos façam o ministério, para saberem como ganhar almas e como cuidar de ovelhas. Apesar de que ele exerce pastoreio também.

O líder de células é um pastor pois pastorear envolve cinco princípios fundamentais: cuidar das ovelhas, conhecer as ovelhas, procurar as ovelhas, alimentar as ovelhas e proteger as ovelhas.

14 Requisitos 

1.7. Requisitos do Líder de Célula (para ser um bom líder) ***:

1 – Vida espiritual exemplar:

Andar em amor e santidade, fiel no seu TSD (tempo sozinho com Deus), submisso a todos os seus líderes, atitude ensinável, uma pessoa quebrantada, que tem uma vida de oração consistente). De longe este é o mais importante.

2 – Vida familiar sólida:

Anda em amor no seu lar, está ganhando toda a sua família para Jesus. Se casado, governa bem sua família. Se solteiro, tem uma vida santa e exemplar.

3 – Discípulo:

Seguidor obediente de Jesus, sendo bem discipulado e discípula outros



TLC – Treinamento de Líderes de Células                             10


4 – Freqüência fiel nos cultos de celebração e treinamentos de líderes (fiel); 5 - Conduta clara (para não servir de tropeço aos outros);

6 - Cheia do Espírito Santo;

7 - Bom administrador;

8 - Dizimista;

9 - Usa bem o seu tempo, dons e capacidades 10 - Dá testemunho claro da sua fé;

11 - Coração e atitude de pastor;

12 - Cumprir com os requisitos do trilho de liderança;

13 - Participar para os treinamentos para líderes de células; 
14 - Ser aprovado pela liderança.

10 Responsabilidades

1.8. Responsabilidades do Líder de Célula ***

1 – Orar diariamente pelos membros de sua célula;

2 – Garantir que cada membro da célula está sendo bem discipulado, de preferência por alguém de dentro da própria célula;

3 – Pastorear os membros da célula e ajudá-los a viver uma vida cristã vitoriosa;

4 – Garantir que cada semana o relatório da célula, no envelope das ofertas, seja fielmente preenchido e entregue a liderança;

5 – Cuidar da parte do ensino da Palavra de Deus na reunião da célula; 6 – Guiar e motivar todos os membros da sua célula;

7 – Conduzir cada membro da célula a traçar sua estratégia pessoal para alcançar pessoas para Cristo;
8 – Garantir um clima de companheirismo, alegria e comunhão entre os membros; 
9 – Distribuir tarefas e responsabilidades entre os membros e formar novos líderes Delegar esses papéis fora da reunião de célula, antecipada e planejadamente.

Você não vai ordenar, não fala: - Você que vai pregar. Você vai fazer assim: - Será que semana que vem você pode ministrar a palavra? Você vai perguntar se ele concorda. Exemplos de tarefas: palavra, ofertas, 5 minutos para passar a visão, orar pelas necessidades das pessoas. Envolvendo-os na célula, distribuindo tarefas, preparando a reunião para garantir aquele clima de companheirismo, alegria e comunhão entre os membros.

10 – Preparar a multiplicação de uma forma saudável


Segundo dos 7 Elementos do Código Genético para uma Célula Sadia

2° Elemento - O Bom Local

O local deve ter uma boa iluminação, nem fraca, nem excessiva. Com luz mal projetada e fraca ou forte, tem que permitir para as pessoas verem os rostos umas das outras, para poderem expressar. Se for somente uma lâmpada colocar no meio da roda.



TLC – Treinamento de Líderes de Células                             11


A distribuição dos assentos

As pessoas precisam estar olhando umas para as outras. O formato de igrejinha, com as pessoas olhando umas para as nucas das outras, não é recomendado. Use as cadeiras ou bancos em forma de círculo, quando o ambiente permite.

Evite cadeiras desconfortáveis, quebradas ou rangendo. Evite também colocar pessoas bem nutridas em cadeiras plásticas de capacidade duvidosa.

3° Elemento - Uma boa atmosfera

Todas as reuniões e atividades da célula, seja a reunião no lar ou qualquer comunhão fora, deve se constituir numa atmosfera de alegria, , amor, carinho, intimidade e comunhão.

A atmosfera correta deve ser projetada. Sem tristeza ou adoração e oração que espante os novos. Cara dura, bronca, nem pensar. Sorriso genuíno e transbordante do Espírito Santo.

O bom líder de célula sabe contornar comentários negativos com atmosfera de fé, vitória, credulidade, milagre... Atmosfera com amor, carinho e atenção, com pureza e santidade.

4° Elemento - Louvor e Adoração Ungidos

Como a maioria das células não tem tocadores e nem cantores experientes, use música de CD's para os irmãos acompanharem. Mesmo que hajam músicos e cantores experientes preferimos os CD's – não é proibido usar violão ou instrumentos – pois a lógica da sabedoria é não fazer na célula mãe aquilo que eles não vão poder reproduzir nas células filhas, o que poderia prejudicar a multiplicação de células.

5° Elemento - Compartilhamento da Palavra: você como líder não é um preletor da palavra, você é um facilitador, para facilitar a palavra e o compartilhamento entre os irmãos.

Próximos encontros:

6° Elemento - Prática do Purê de Batatas

7° Elemento – Um bom enxerto para as duas células


                                 Gravação no YouTube:
                          


No comments:

Post a Comment