Sunday, January 31, 2010

O PRIMEIRO MANDAMENTO - Gn 2 - parte 3

O PRIMEIRO MANDAMENTO

Gênesis 2: 16-17 – E o Senhor Deus lhe deram esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Já esclarecemos anteriormente o fato de que a “Árvore conhecimento do bem e do mal” representa Eva aperfeiçoada, ou seja, que alcançou a maturidade ou a idade certa para ser abençoada por Deus em Matrimônio. Tal como uma árvore se multiplica através de seus frutos, Eva deveria dar à luz filhos bondosos através de seu amor centralizado em Deus. Ao invés disso, ela deu à luz filhos maus através do seu amor satânico. Eva estava em um estado de imaturidade; só devia atingir a maturidade plena depois de passar por um período de crescimento. Por isso, ela podia dar à luz bons ou maus frutos através de seu amor. É por esse motivo que o amor de Eva é simbolizado pelo fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, e Eva é simbolizada pela árvore.[1]

“Não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal” era a primeira Lei e o segredo mais bem guardado de toda a história humana até hoje, o que significava que Eva devia proteger a sua pureza sexual até alcançar a maturidade e receber a permissão de Deus para se casar. Era a Lei de abstinência sexual até o casamento aprovado e abençoado por Deus. Se Eva tivesse obedecido, ela teria multiplicado frutos do bem, ou seja, filhos puros sem pecado[2]. Eva tinha a possibilidade de multiplicar a semente do bem ou a semente do mal. Eva, ainda imatura, não teve medo da morte e escolheu a relação de amor ilícito e prematuro desobedecendo ao mandamento e caindo na morte espiritual. Veremos isso mais pela frente em Gênesis 3.


[1] MOON Sun Myung. Exposição do Principio Divino. São Paulo: AFUPM, 2009, pág.103

[2] MOON Sun Myung. The Book of Gênesis, HSA-UWC, New-York, 2003 – pág. 32

No comments:

Post a Comment