Sunday, January 31, 2010

A FORMAÇÃO DA MULHER - Gn 2 - parte 4

A FORMAÇÃO DA MULHER

Gênesis 2: 18-22 – Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.[...] e da costela que o Senhor Deus lhe tomara formou a mulher e a trouxe ao homem.

Aqui podemos observar que a narrativa não segue uma ordem cronológica, porque Deus criou a mulher em Gn 1: 27.

O que significa que Deus tomou uma costela do homem para formar a mulher? Isso significa que Deus modelou a mulher usando o homem como exemple, fazendo-a um pouco diferente para se complementarem um ao outro. Enquanto Adão era masculino e forte, Deus fez Eva feminina e bonita como as flores.

Como já foi dito anteriormente, todas as coisas foram criadas passando através um período de crescimento a fim de alcançar a maturidade. Deus usou o mesmo princípio criando Adão e Eva como crianças, no estágio de formação, crescendo dia após dia, aprendendo a caminhar. Observando os animais e o mundo natural, descobrindo a cooperação entre o macho e a fêmea, eles tinham a natureza como professor. Por exemplo, a cada manhã o pássaro macho canta e a fêmea responde em harmonia.[1]

Verso 24 – Portanto, deixara o homem seu pai sua mãe, e unir-se-á sua mulher, e serão uma só carne.

Adão e Eva, crescendo como irmão e irmã até tornaram-se adolescentes, tinham liberdade no Jardim do Éden. Contudo, Deus deu um só mandamento, que era o de preservar a abstinência sexual até o dia da bênção do casamento. A palavra de Deus em Gn 1: 28 era “crescei” no sentido de alcançar a maturidade e a capacidade de tomar responsabilidade como esposo e esposa para cumprir o “multiplicai”. E assim Adão e Eva tornaram-se um no amor, “uma só carne.” Homem e mulher, imagem de Deus, co-criadores multiplicando a vida e o amor. A realização da família ideal era o plano divino original, antes da queda. Adão, como “árvore de vida”, e Eva como “árvore do conhecimento do bem” deveriam multiplicar a semente do bem para as gerações sucessivas.

Deus ordenou que o homem fosse “uma só carne” com sua mulher, e este seria o ideal do casamento. Porém, tal vontade de Deus que nunca foi alcançada por causa da queda que destruiu o amor original altruísta que se transformou por fim em amor egoísta. Como veremos mais pela frente, Eva decaída nunca experimentou uma relação harmoniosa unida com Adão.

Verso 25 - E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.

Antes da queda, Adão e Eva eram puros, sem pecado; de acordo com a vontade do Criador tudo era muito bom e ambos não tinham conhecimento do mal no paraíso. Eles estavam na adolescência, crescendo como irmão e irmã e praticando a abstinência sexual.



[1] MOON Sun Myung. The Book of Gênesis, HSA-UWC, New-York, 2003 – pág.36

O PRIMEIRO MANDAMENTO - Gn 2 - parte 3

O PRIMEIRO MANDAMENTO

Gênesis 2: 16-17 – E o Senhor Deus lhe deram esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Já esclarecemos anteriormente o fato de que a “Árvore conhecimento do bem e do mal” representa Eva aperfeiçoada, ou seja, que alcançou a maturidade ou a idade certa para ser abençoada por Deus em Matrimônio. Tal como uma árvore se multiplica através de seus frutos, Eva deveria dar à luz filhos bondosos através de seu amor centralizado em Deus. Ao invés disso, ela deu à luz filhos maus através do seu amor satânico. Eva estava em um estado de imaturidade; só devia atingir a maturidade plena depois de passar por um período de crescimento. Por isso, ela podia dar à luz bons ou maus frutos através de seu amor. É por esse motivo que o amor de Eva é simbolizado pelo fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, e Eva é simbolizada pela árvore.[1]

“Não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal” era a primeira Lei e o segredo mais bem guardado de toda a história humana até hoje, o que significava que Eva devia proteger a sua pureza sexual até alcançar a maturidade e receber a permissão de Deus para se casar. Era a Lei de abstinência sexual até o casamento aprovado e abençoado por Deus. Se Eva tivesse obedecido, ela teria multiplicado frutos do bem, ou seja, filhos puros sem pecado[2]. Eva tinha a possibilidade de multiplicar a semente do bem ou a semente do mal. Eva, ainda imatura, não teve medo da morte e escolheu a relação de amor ilícito e prematuro desobedecendo ao mandamento e caindo na morte espiritual. Veremos isso mais pela frente em Gênesis 3.


[1] MOON Sun Myung. Exposição do Principio Divino. São Paulo: AFUPM, 2009, pág.103

[2] MOON Sun Myung. The Book of Gênesis, HSA-UWC, New-York, 2003 – pág. 32